Normalmente os mestres da gastronomia consideram este fruto, muito consumido no Natal, mais apetitoso que outras frutas, como as nozes, as avelãs e a macadâmia. Seu paladar é definido como algo mais ameno. Usa-se muito na culinária a farinha de amêndoas, principalmente nas tortas.
Ela tem um potencial energético apreciável, ou seja, 100 gramas de amêndoas detêm 589 calorias, um pouco menos que as nozes. Como estas frutas, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial.
Infelizmente, a amêndoa é um elemento meio elitizado, por seu preço não ser acessível para boa parte da população – o quilo desta fruta, já descascada, custa por volta de R$ 35. Desta forma, ela está mais presente na gastronomia sofisticada, não só como um prato conhecido como marzipã, mas também no consumo em seu formato natural.
As pessoas igualmente desfrutam desta fruta como aperitivo, com sal, torrada ou recoberta de açúcar. Nas amêndoas doces, ou Prunus amygdalu var. dulcis, mais comuns, a fração melhor aproveitada é a essência, enquanto as amargas, ou Prunus amygdalu var. amara, são utilizadas como aromatizantes.
As doces, encontradas no formato oval, são palatáveis, apresentam uma superfície flexível e um paladar semelhante ao da manteiga. Elas são encontradas com ou sem casca; estas podem ser adquiridas na forma integral, picadas ou em pedaços. As de natureza amara são aproveitadas como óleos ou como temperos.
As amêndoas contêm uma substância conhecida como gordura monoinsaturada, ideal para uma boa circulação sanguínea, a normalização do colesterol e a diminuição dos radicais livres, pois ela tem um alto potencial antioxidante.
Este espaço foi reservado para você que precisa utilizar desenhos para colorir, pintar, imprimir e busca imagens e figuras para suas atividades escolares. Aqui você encontrará milhares de imagens para colorir, pintar, preparar atividades.
Para voltar ao Espaço Educar clique aqui
Para curtir nossa página no Facebook clique aqui.
Nenhum comentário :
Postar um comentário